Últimas notícias
STAR STAR
Saiba_mais_sobre_a_importância_de_Rolante_estar_entre_os_100_melhores_destinos_turísticos_sustentáveis_do_mundo_em_2020

Saiba mais sobre a importância de Rolante estar entre os 100 melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo em 2020

Por Taís Fetter I Star Notícias                Foto: Cássia Souza

ROLANTE - Nesta terça-feira (06), o município de Rolante foi anunciado como um dos 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo em 2020. A solenidade de premiação on-line do Concurso Top 100 Sustainable Destinatios 2020 foi acompanhada pela equipe do Turismo de Rolante e contou com a presença da Turismóloga Diuly Mähler, que na sequência falou sobre a conquista em entrevista ao Portal Star.

Durante a conversa, Diuly explicou um pouco mais sobre o programa de desenvolvimento econômico local, Rede DEL Turismo que consiste em “tornar os municípios turisticamente mais sustentáveis” especifica a Turismóloga. Todos os nove municípios incentivados pelo DEL Turismo a entrar no concurso foram selecionados para o Top 100.

Diuly conta que por se tratar da primeira vez que a cidade entrou no concurso, Rolante teve que atender a 15 critérios exigidos com comprovações confiáveis e verídicas. Leis, reportagens, documentos e tudo que certifique as ações dos últimos cinco anos.

 Os relatos de boas práticas, de todos os parâmetros a serem analisados, são os que mais somam pontos ao município. Rolante enviou o relato sobre o Cicloturismo e o Ambientalistas Mirins e ambos foram selecionados.

A ENTREVISTA

Repórter Star: A comunidade sabe que é importante que essas ações sejam realizadas, mas o quanto isso realmente impacta, na prática, no dia a dia do rolantense, seja a curto, médio ou longo prazo?

Turismóloga Diuly Mähler: Em primeiro lugar é dar visibilidade às ações que o município faz sobre as questões de sustentabilidade, de preservação da natureza, de desenvolvimento econômico e social e a questão cultural também. (...) Em segundo lugar, nós queremos trabalhar a mentalidade das pessoas, especialmente do turista, sobre o fato de que é preciso preservar esses lugares; outro fator que pode interferir na vida da população local é o aumento de construções irregulares, especialmente em locais de interesse turístico, que podem interferir nas nossas paisagem e descaracterizar os elementos que hoje são um orgulho pra população e atrativos para os turistas. E essas questões nós também temos que ter na nossa pauta. (...) O prêmio vem pra nos ensinar, ensinar a gestão pública e o município como um todo a pensar nas questões que também podem ser negativas com o desenvolvimento do turismo. E o que nós queremos é que o nosso turismo se desenvolva da melhor forma, trazendo mais benefícios.

Repórter Star: Como que o povo rolantense, pessoas comuns e não só quem é do turismo, pode usar essa novidade a seu favor?

Turismóloga Diuly Mähler: Esse envio de informações a plataforma gerou um relatório de sustentabilidade. Lá estão os 15 critérios que fala sobre tudo que foi feito no município, então o cidadão pode cobrar do gestor público. Porque quando se fala em sustentabilidade logo se pensa na questão ambiental, mas não é só isso. Tem a questão social, a econômica, a cultural... tem uma série de coisas que nós tempos que preservar para desenvolver o turismo sustentável no município. Então a partir desse relatório as pessoas podem ter uma noção maior, mais conhecimento desses fatores, e assim, poder cobrar dos gestores públicos.

Repórter Star: Agora que Rolante conquistou esse espaço, o que pretende-se fazer para que a população “erga essa bandeira, vista a camiseta” divulgando a cidade, e até seja mais adepta de práticas mais sustentáveis?

Turismóloga Diuly Mähler: Nós procuramos manter comunicação com os veículos locais, mas o que queremos é sensibilizar mais a população. Já realizamos reuniões na Mascarada e na Boa Esperança, porque hoje são os locais que o turismo interfere mais, mas falta outras localidades como Rolantinho, Canta Galo, etc... Então nós precisamos saber qual é o pensamento dessa comunidade a respeito do turismo.

O projeto do Cicloturismo já vinha sendo desenvolvido dentro da Câmara Técnica de Turismo Cultura e Lazer que tem a participação de várias entidades e lideranças da comunidade que compreenderam a importância de desenvolver o cicloturismo como forma de melhorar a mobilidade urbana, a qualidade do ar, a questão de segurança do ciclista, foi criado o plano de mobilidade urbana com a interligação das ciclovias, então o cidadão é beneficiado disso. (...) A partir do top 100 nós vamos integrar uma plataforma mundial de destinos sustentáveis e isso com certeza vai chamar a atenção de pessoas que se preocupam com isso e essas pessoas vão procurar vir conhecer Rolante. O turista sustentável é mais preocupado em preservar o destino e colaborar economicamente, vai pagar pelo artesanato, vai pagar pelo produto colonial e vai valorizar a cultura da comunidade... por ele ser esse turista diferente que nós queremos atraí-lo para Rolante.

Repórter Star: Aqui em Rolante se questiona muito as questões de hospedagem. Nós temos algumas pousadas no interior, no entanto a área urbana é carente desse serviço. O turismo está trabalhando em cima disso?

Turismóloga Diuly Mähler: Entre 2017/2018, foi criado um projeto de um hotel cooperativo, mas não saiu do papel porque não se conseguiu investidores. Hoje o Airbnb cresceu muito. Mas tem muito mercado para quem quer investir em hospedagem e muito mais mercado para quem quer investir em alimentação, no Caminho das Pipas, na Mascarada... E o que o Departamento de Turismo pode fazer é ajudar quem tiver interesse na orientação com a documentação e buscar alguma qualificação, pois temos muitas parcerias e isso nós podemos oferecer.

Mais Notícias


Rolante

tesllkjl

tes


Geral

Igrejinha conclui vacinação dos profissionais da Educação Municipal

Por Comunicação | Prefeitura de Igrejinha


Geral

Sebrae atenderá empresas na próxima segunda-feira (07) em Taquara

Por Comunicação | Prefeitura de Taquara


Geral

Parobé divulga imagens da 1ª mostra fotográfica "Nossa Gente, nossa história"

Por Comunicação | Prefeitura de Parobé


Geral

Parobé tem drive-thru de vacinação nesta sexta (04)

Por Comunicação | Prefeitura de Parobé


Geral

Confira o Boletim Geral desta sexta-feira (04)

Por Nicolas Sampaio | Redação Star


Geral

Feriado será de céu parcialmente nublado no Paranhana

Por Redação Star


Geral

Departamento de Esportes fará audiência pública para suprir vagas e reativar o Conselho Municipal de Desportos

Por Comunicação | Prefeitura de Taquara


Rolante

DESCENTRALIZAÇÃO - Posto de Saúde do bairro Rio Branco e Alto Rolantinho passam a ter acesso a medicamentos da Farmácia Municipal

Por Nicolas Sampaio | Redação Star


Geral

Procon de Parobé faz alerta sobre depósitos em contas bancárias dos aposentados

Por Comunicação | Prefeitura de Parobé


Geral

Copa Solidária de Parobé arrecada mais de uma tonelada e meia de alimentos

Por Comunicação | Prefeitura de Parobé


Geral

Prefeitura de Taquara divulga local da instalação do primeiro horto municipal

Por Comunicação | Prefeitura de Taquara


Geral

UTFF estreia no Campeonato Estadual Série Prata 2021 e passa para a próxima rodada

Por Comunicação | Prefeitura de Taquara


Geral

Três Coroas publica editais de reconvocação dos já inscritos nos concursos públicos do município

Por Comunicação | Prefeitura de Três Coroas


Rolante

Preso um dos envolvidos no assassinato próximo ao Parque do Rolatchê, na tarde de terça

Por Cássia Souza I Star News Foto: Melissa Costa I Repercussão Paranhana


Geral

Hospital de Parobé conscientiza para a doação de sangue no mês de junho

Por Comunicação | Hospital de Parobé


Geral

Assembleia do RS aprova PEC que retira exigência de plebiscito para venda de estatais

Por Comunicação | Governo do RS


Geral

Confira a atualização do quadro geral de Covid desta quarta (02)

Por Nicolas Sampaio | Redação Star


Rolante

Prefeitura aumenta em quase 20% repasses para o Hospital e cria Portal da Transparência

Por Comunicação Prefeitura de Rolante


Geral

Previsão para esta quarta será de chuva em algumas cidades do Paranhana

Por Redação Star